MP-SP passa a receber denúncias de corrupção e abuso por aplicativo
O Ministério Público de São Paulo passa a receber denúncias de crimes de corrupção e abuso sexual por meio de aplicativo de celular. O programa Linha Direta está disponível nas lojas online Android e iOS.
Depois de realizar um cadastro, os usuários devem procurar um ícone do MP no canto superior esquerdo. As denúncias podem ser realizadas com a identificação ou de maneira anônima e os interessados podem anexar fotos, áudios, vídeos ou arquivos de texto como provas.
O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Gianpaolo Smanio, diz que a ideia é expandir o serviço para receber outros casos além dos de corrupção e de abuso sexual.
O responsável pelo aplicativo garante que os dados pessoais e de denúncias não vão ser utilizados pelo serviço de maneira indevida. Leonardo Gandelman afirma que o programa não retém informações e que elas são encaminhadas diretamente ao MP por força de contrato.
A solução foi desenvolvida de maneira gratuita para o Ministério Público de São Paulo a partir de uma seleção de startups realizada em 2018.
O Linha Direta já é utilizado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro para o recebimento de avisos imediatos de ocorrências.
*Com informações do repórter Tiago Muniz
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.