Municípios paulistas trabalham para aplicar vacinas contra a febre amarela
A vacina com dose fracionada de febre amarela vai ser disponibilizada em 52 municípios do Estado de São Paulo. O Ministério da Saúde espera imunizar 6,3 milhões de pessoas com ação.
Para cumprir essa meta, as prefeituras locais já estão trabalhando.
Começa nesta sexta-feira (12), em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, o treinamento com os agentes que vão aplicar a vacina.
De acordo com a Supervisora da Vigilância em Saúde do município, Patrícia Machado Sanches, 85 mil dos 90 mil habitantes receberão a dose: “a população toda vai ter disponível a vacina. Já temos moradores vacinados por conta de indicação e viagens, mas grande parcela ainda não está imunizada”.
Segundo ela, Ubatuba não tem nenhum foco de febre amarela confirmado em 2018.
Ainda no Vale do Paraíba, a cidade de São José dos Campos tem uma palavra de ordem: “prevenção”.
Cristina Alvarenga, coordenadora do programa de vacinação no município, detalhou como vai ocorrer o procedimento: “a gente não teve nenhum caso, então nesse momento nossa estratégia é de prevenção. A nossa estratégia é abrir 43 postos de vacinação. A gente angaria esforços e treina pessoas”.
A coordenadora afirmou ainda que os funcionários de São José dos Campos passarão por um treinamento especial, com orientações sobre: grupos de risco, eventos adversos e cuidados com o transporte da vacina.
A cidade de São Paulo é o município que vai receber o maior número de doses contra a febre amarela. O Governo do Estado estima que 2,5 milhões de moradores sejam imunizados só na capital paulista. A campanha será realizada de 3 a 24 de fevereiro.
*Informações do repórter Vinicius Custódio
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.