Museus da Língua e da Independência devem ser reabertos com melhorias, diz secretário de Cultura

  • Por Jovem Pan
  • 19/05/2018 11h58
Reprodução/Prefeitura-SP Reprodução/Prefeitura-SP Museu do Ipiranga está fechado desde 2013 e passa por reparos

O Museu do Ipiranga deve ser reaberto em 2022, durante a comemoração do bicentenário da independência. O local está sob a gestão da USP, mas a secretaria de cultura do Estado tem acompanhado de perto a articulação para as obras de restauração.

De acordo com a pasta, o governo está reunindo esforços inclusive com organizações civis para garantir a entrega a tempo do bicentenário.

Outro museu que deve ter as obras finalizadas em breve é o Museu da Língua Portuguesa. A expectativa do secretário estadual da Cultura, Romildo Campello, é finalizar no ano que vem. De acordo com Campello, ambos serão inaugurados com algumas melhorias. “Deve haver algumas melhorias e modernizações. Assim, como no Museu da Língua Portuguesa, que será aberto em 2019 com inovações e ampliações, a mesma ideia tem sido trabalhada no Museu Paulista, que é o Museu do Ipiranga”, declarou Campello.

O Museu da Língua Portuguesa passa por reformas desde que foi atingido por um incêndio em dezembro de 2015. As fachadas e esquadrias já passaram pela etapa de restauro e a equipe de obras trabalha agora na segunda fase da reconstrução.

A previsão é que a terceira e última fase da reforma tenha início em setembro deste ano. Já a inauguração deve ocorrer no segundo semestre do ano que vem.

*Com informações da repórter Nanny Cox