Mutirão de emprego oferece 4 mil vagas em SP; falta de qualificação atrapalha

  • Por Jovem Pan
  • 18/09/2019 07h07
Estadão ConteúdoA entidade realizou o evento pela quarta vez no vale do Anhangabaú, no coração de São Paulo

Mais uma vez reunindo milhares de pessoas, o mutirão de empregos acaba preenchendo menos vagas por falta de qualificação dos candidatos. A iniciativa do Sindicato dos Comerciários ofereceu mais de 4 mil postos em diversas áreas nesta terça-feira (17). A entidade realizou o evento pela quarta vez no vale do Anhangabaú, no coração de São Paulo.

O presidente do sindicato e da União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah, destaca que muitos candidatos não conseguem vagas por falta de qualificação. “Mesmo com as vagas que estão sendo ofertadas, elas não são preenchidas por falta de qualificação e capacitação.”

Para mudar este cenário, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado contribui com a qualificação desses profissionais. A secretária Patricia Ellen da Silva explica que primeiro é preciso entender as demandas das empresas. “A gente está trabalhando para entender qual que é a demanda de qualificação que as empresas que estão ofertando vagas nos mutirões precisam, para que a gente entre exatamente para cobrir essas necessidades. Chegamos a 12 modalidades de qualificação técnica que podemos contribuir para que cada pessoa da fila consiga um emprego.”

De acordo com ela, São Paulo foi responsável por 38% dos empregos gerados entre janeiro e agosto em todo o Brasil.

No total, mais de 5 mil vagas nas áreas de serviço e comércio foram oferecidas por cerca de 40 empresas. Teve gente que enfrentou mais de 30 horas de fila para tentar um posto de trabalho.

O presidente do Sindicato e da UGT culpa a ineficiência das políticas econômicas voltadas à criação de empregos, que ainda não mostraram resultados. “Enquanto não houver uma mudança importante no Brasil de política econômica, infelizmente vamos ter essa número enorme de pessoas mostrando o que é o desemprego.”

O fornecimento das senhas foi feito apenas nesta terça-feira. A partir desta quarta (18), só serão atendidos os candidatos previamente cadastrados.

*Com informações da repórter Marcella Lourenzetto