Mutirão do emprego reúne mais de 10 mil pessoas no centro de SP
Uma fila que parece não terminar para tentar resolver um problema que parece não ter fim. Com o desemprego atingindo mais de 13 milhões de brasileiros, milhares de pessoas foram ao Vale do Anhangabaú tentar sair da estatística nos últimos dias.
A iniciativa, uma parceria do Sindicato dos Comerciários e da União Geral dos Trabalhadores com empresas do setor, oferece 1.800 vagas de trabalho. Enfrentando a fila debaixo de um sol quente, a auxiliar administrativa Anamara dos Santos Nascimento está há oito meses só na tentativa.
“Só currículo, currículo e entrevista sem retorno, sem feedback, então eu aposto aqui que vai acontecer alguma esperança por aqui”, disse. “Quem tiver seu emprego, que segure, porque tá difícil”, recomenda.
O Gerson de Souza enfrentou fila na segunda e na terça-feira na tentativa de conseguir um emprego fixo. Há um ano e meio, ele tem feito o possível para viver na base dos bicos, trabalhos temporários.
“Viemos ontem aqui e aí pediram para nós voltarmos hoje e acredito que pode dar tudo certo. Já vai fazer um ano, um ano e meio que eu estou procurando um emprego melhor”, disse Gerson.
O mutirão deveria ter sido realizado somente na segunda-feira, mas a procura foi tão grande que o sindicato recorreu à distribuição de senhas nesta terça. As vagas já estão preenchidas até a quarta-feira da semana que vem.
O presidente do Sindicato dos Comerciários diz que a iniciativa ajuda os trabalhadores e também pode beneficiar a própria entidade em tempos de contribuição sindical facultativa. No entanto, Ricardo Patah garante que o desempregado não é obrigado a se filiar para ter chances na vaga.
“Não é aquele toma-lá-dá-cá. Nós, na realidade, estamos prestando um serviço fundamental nesse momento. E, ao mesmo tempo, em as pessoas sendo convencidas e entrando no sindicato, não há dúvida nenhuma de que é muito importante para nós do ponto de vista de custeio, já que acabou a contribuição sindical. Então é uma forma importante de ter uma possibilidade financeira e, ao mesmo tempo, política sindical”, afirmou Parah em entrevista à Jovem Pan.
As senhas já estão distribuídas até quarta-feira da semana que vem, mas quem quiser tentar se cadastrar deve levar currículo, comprovante de residência e documento de identificação. O Sindicato dos Comerciários fica na rua Formosa, número 99, bem perto do Metrô Anhangabaú.
Confira a reportagem de Tiago Muniz:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.