Na Bahia, juiz suspende entrega de título de “doutor honoris causa” a Lula
A visita de Lula a Salvador começou com confusão e tiros disparados pela Polícia Militar. Cerca de 20 manifestantes, integrantes do MBL e do Vem pra Rua, foram até o estádio da Fonte Nova, onde o ex-presidente participava do primeiro evento da caravana de 25 dias pelos nove Estados do Nordeste. Em número bem superior, apoiadores de Lula partiram para cima e só foram contidos pelas forças de segurança.
Nesta sexta-feira (18), Lula receberia o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano, porém, uma decisão da Justiça Federal da Bahia suspendeu a homenagem. Em tom de campanha, o petista rebateu: “todo mundo sabe o que eu fiz na Bahia. Ele está com medo que eu receba o título pelo que nós vamos fazer daqui pra frente. A minha história eles não vão apagar”.
A decisão da Justiça foi dada após uma ação popular protocolada pelo vereador de Salvador Alexandre Aleluia. Segundo o político do DEM Lula tem feito “campanha antecipada”: “não tem como existir honra a um condenado. Condenado pela Justiça não merece título, só merece sentença”.
Por meio de nota, a Universidade do Recôncavo Baiano afirmou que ficou surpresa com a decisão do juiz Evandro Reimão dos Reis, pois ela “fere um dos princípios fundamentais das universidades públicas que é a autonomia universitária”.
A instituição vai recorrer da decisão.
*Informações do repórter Felipe Palma
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.