Na eleição para a Câmara mais disputada da história, quase 80% dos deputados tentam se reeleger

  • Por Jovem Pan
  • 21/08/2018 06h27
EFE/Joédson Alves EFE/Joédson Alves Os dados podem dificultar a entrada de novos nomes no parlamento, pois historicamente, a maioria dos deputados consegue se reeleger

Quase 80% dos deputados federais vão tentar a reeleição neste ano. Isso equivale a 407 dos 513 ocupantes da Câmara.

Os dados podem dificultar a entrada de novos nomes no parlamento, pois historicamente, a maioria dos deputados consegue se reeleger.

Desde 1998, a porcentagem dos que tentaram mais um mandato e tiveram sucesso nunca foi menor que 60%. A maior proporção de deputados eleitos para o primeiro mandato foi de 37,6%, em 2006.

E como neste ano a verba para as campanhas vai ser mais limitada, devido ao financiamento público, os partidos vão priorizar aqueles que já são parlamentares.

Além disso, essa vai ser a eleição mais disputada para a Câmara da história. Caso o TSE valide todas as candidaturas, vão ser, em média, 16 candidatos por vaga.

Os Estados com maior índice são Rio de Janeiro, com 23,8 por vaga, São Paulo, com 23,5, e Distrito Federal, com 22,3 por cadeira. Alagoas e Pará vão ter o pleito menos apertado, com pouco mais de oito por vaga.

A grande maioria dos candidatos, mais uma vez, é de homens: 68%.57% se declaram brancos, 30% pardos, 10% negros e 1% se diz indígena ou amarelo. A maior parte dos concorrentes, 54,7%, tem Ensino Superior, e 54,1% são casados. A profissão mais comum é a de empresário.

Confira a cobertura completa das Eleições 2018

*Informações do repórter Levy Guimarães

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.