NASA antecipa data de envio de astronautas à Lua, que deve ocorrer nos próximos cinco anos
A Nasa antecipou a data e o envio de astronautas à lua deve ocorrer nos próximos cinco anos. O prazo inicial terminava em 2028, mas o governo Donald Trump demonstrou descontentamento com a dinâmica da agência.
A última vez que humanos pisaram no satélite foi em 1972, durante a missão Apolo 17. Para que o objetivo seja atingido, o governo aumentou o orçamento da NASA: é o maior valor da última década.
Em discurso nesta terça-feira (26), o vice-presidente norte-americano ameaçou passar futuras missões para empresas privadas. Mike Pence também revelou que os Estados Unidos querem instalar uma base permanente no satélite terrestre.
De acordo com a Nasa, o objetivo é que uma mulher seja a próxima pessoa a pisar no solo, um fato inédito. No entanto, para que isso aconteça, a agência terá que se preparar.
Nesta terça-feira, uma caminhada espacial só com mulheres foi cancelada. As astronautas Christina Koch e Anne McClain seriam lançadas no espaço na próxima sexta-feira para trocar baterias na Estação Espacial Internacional.
O cancelamento ocorreu pela falta de traje com os ajustes para o corpo feminino, e por isso uma das mulheres foi substituída por um homem.
Desde 1998, 214 missões deste tipo foram feitas pela Nasa e nenhuma delas contava somente com astronautas mulheres.
*Informações da repórter Nanny Cox
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.