Nicolás Maduro assume novo mandato como presidente da Venezuela nesta quinta (10)
Apesar dos protestos da oposição e da comunidade internacional, Nicolás Maduro deve assumir nesta quinta-feira (10) o novo mandato como presidente da Venezuela. Reeleito em uma votação bastante contestada, em maio do ano passado, o chavista toma posse para mais seis anos de governo.
O pleito foi marcado por denúncias de fraudes. Os adversários do regime boicotaram e decidiram não lançar candidatura. O índice de abstenção chegou a 52% e Maduro acabou reeleito.
Nesta quarta-feira, o presidente chamou a imprensa e anunciou um ultimato ao Grupo de Lima, para que os países do bloco interrompam as hostilidades e reconheçam o início do novo mandato.
No pronunciamento, Maduro disse que entregou uma nota de protesto a todos os governos do que ele chama de “Cartel” de Lima. Ameaçou os integrantes do grupo, dizendo que, se não revirem as posições sobre a Venezuela em até 48 horas, vai tomar as mais urgentes medidas diplomáticas.
Na sexta-feira passada, o Grupo de Lima, que reúne 15 países das Américas, incluindo o Brasil, declarou que não vai reconhecer o novo mandato.
Nicolás Maduro assumiu o governo da Venezuela em março de 2013, com a morte do então presidente, Hugo Chavéz. Venceu a eleição realizada no mesmo ano e, agora, chega ao terceiro mandato, que vai até 2025.
*Informações do repórter Vitor Brown
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.