No Rio, atos pró-governo tiveram hino nacional e boneco inflável contra Maia

Polícia Militar não fez estimativa de público. Organizadores falam em até 600 mil manifestantes

  • Por Jovem Pan
  • 27/05/2019 08h03 - Atualizado em 27/05/2019 11h40
Agência Brasil Ato em apoio ao governo de Jair Bolsonaro ocorrem neste domingo (26) na orla da praia de Copacabana Ato em apoio ao governo de Jair Bolsonaro ocorrem neste domingo (26) na orla da praia de Copacabana

O hino nacional deu o tom do ato pró governo do presidente Jair Bolsonaro em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O hino foi tocado do alto dos vários carros de som que participaram dos atos, que reuniram milhares milhaares de pessoas.

A Polícia Militar não fez estimativa de público. Já os organizadores falam de 500 mil a 600 mil pessoas que passaram pela orla.

Algumas pautas foram defendidas durante todo o ato. Entre elas estavam as Medidas Provisórias 780 e 78, o pacote anticrime do ministro Sergio Moro e a reforma da Previdência.

Manifestantes acham que o ato espontâneo vai, sem dúvidas, sensibilizar o Congnresso Nacional. “Acho que se não sensibilizar [o Congresso], pelo menos o brasileiro está fazendo alguma coisa”, disse um manifestante.

“Se não for por amor, tem que ser pela dor”, declarou outro. “Com apoio popular espero que o Congresso repense e ajude esse pacote caminhar”, disse uma manifestante.

O ato também marcou protestos contra representantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e, principalmente, contra o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que ganhou um boneco inflável — uma espécie, de pixuleco.

Batizado de Nhonhozeco, o boneco foi exibido no ato e foi colocado estrategicamente ao lado do pixuleco do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para muitos manifestantes, Maia está atrapalhando o andamento da agenda positiva do governo no Congresso Nacional.

*Com informações do repórter Rodrigo Viga

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.