Nova York vai proibir venda de foie gras a partir de 2022

  • Por Jovem Pan
  • 09/11/2019 11h08
Wikimedia CommonsPatê já é proibido na Califórnia

O conselho da cidade de Nova York aprovou um lei que proíbe a venda do foie gras na cidade. A medida deve começar a valer em 2022, e os restaurantes que desrespeitarem a regra vão ter que pagar multas que variam entre US$ 500 e US$ 2 mil dólares.

O foie gras é uma especialidade gastronômica francesa, um patê feito com fígado de ganso ou pato. O nome, em francês, significa fígado gordo. Pra fazer o patê, primeiro os fazendeiros aumentam os fígados dos animais, alimentando as aves de maneira forçada, com tubos que são colocados diretamente na garganta dos gansos e patos.

Grupos de ativistas dos direitos dos animais dizem que esse procedimento é doloroso e cruel. Já os fazendeiros que criam as aves para o foie gras dizem que a prática é humana.

O produtor Francis Mauco, um francês que produz a iguaria no sudoeste da França, diz que a proibição não afeta os pequenos produtores franceses, pois eles não exportam para os Estados Unidos, mas ele considera que a decisão é uma amostra de como a política pode impedir o trabalho deste setor.

O foie gras também é proibido em todo o estado da California e, na cidade de Nova York, alguns donos de restaurante não gostaram da lei. Eles acreditam que é importante ter o foie gras nos cardápios, já que a cidade é conhecida no mundo todo pela alta gastronomia.

Dono de um restaurante no Queens, o chef Hugue Dugour, disse que a lei rebaixa o nível dos restaurantes. Ele diz que a proibição do foie gras pode ser um precedente para a proibição de outras iguarias, como a vitela ou cogumelos selvagens.

A regra deve entrar em vigor na cidade de Nova York em três anos exatamente para dar tempo de fazendeiros se adaptarem./ Mas produtores já disseram que devem ir à Justiça para tentar reverter a decisão.

*Com informações da repórter Mariana Janjácomo