Novas regras para consignados a aposentados e pensionistas passam a valer no domingo (31)

  • Por Jovem Pan
  • 27/03/2019 07h19 - Atualizado em 27/03/2019 07h20
  • BlueSky
Marcelo Camargo/Agência Brasil pessoas mais velhas em fila do emprego As mudanças foram publicadas pelo INSS em 31 de dezembro do ano passado, com prazo de 90 dias para entrar em vigor

Novas regras para a concessão de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas começam a valer neste domingo (31). Com as mudanças, os bancos ficam proibidos de oferecer crédito para os novos beneficiários do INSS, nos seis primeiros meses depois do primeiro pagamento.

O objetivo é diminuir o assédio sobre os consumidores mais velhos, que se tornam alvo da procura insistente das instituições financeiras.

O diretor-executivo do Procon de São Paulo, Fernando Capez, disse que as reclamações feitas por esse motivo dispararam nos últimos meses: “eles são assediados de todas as formas, nas filas, em casa, onde eles vão existem equipes prontas para seduzi-los a contraírem empréstimos que muitas vezes eles não precisam”. Capez acrescentou que a fiscalização sobre as instituições financeiras caberá ao Banco Central.

O advogado Arthur Rollo diz que, nos três primeiros meses depois da entrada no INSS, o empréstimo fica proibido, mesmo com o pedido feito pelo cliente – sem oferta do banco: “também nos primeiros 90 dias da inclusão o aposentado não vai poder sequer realizar crédito consignado se quiser buscar banco para isso”. Para o advogado, as novas regras são bem-vindas e também vão ajudar a diminuir as fraudes.

As mudanças foram publicadas pelo INSS em 31 de dezembro do ano passado, com prazo de 90 dias para entrar em vigor.

*Informações do repórter Vitor Brown

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.