Novas regras para o transporte por app em SP começam a valer na segunda-feira (08)
A partir de segunda-feira (08), todos os motoristas de transporte por aplicativo de São Paulo vão ter que se adequar às novas regras impostas pela Prefeitura. A principal é a exigência do ConduApp.
Funciona praticamente da mesma que o ConduTaxi, que é um documento exigido dos taxistas e agora vai ser cobrado também dos motoristas de aplicativo para equilibrar mais o jogo, como era cobrado dos taxistas.
Para tirar o ConduApp, os motoristas de Uber e de todos os outros aplicativos vão ter que fazer um curso de 16 horas com aulas de gentileza, diversidade e primeiros socorros, por exemplo.
Também é exigência um seguro para passageiros e terceiros em caso de acidente.
E os interessados ainda têm que assinar um termo se comprometendo a manter os carros limpos e nunca irem trabalhar sem estar vestidos com roupa social.
A associação dos motoristas acha que as exigências ainda não deveriam começar a ser feitas porque diz que os motoristas estão tendo muita dificuldade para se adequar às novas regras.
Por isso eles tão pedindo mais prazo; 6 meses para que todo mundo consiga fazer o que tem que ser feito.
Já o secretário de Transportes e Mobilidade de São Paulo, Sérgio Avelleda, acha que não precisa de mais prazo, já que essa resolução é de 2016, sancionada ainda pelo prefeito Fernando Haddad.
Além disso, a Prefeitura falou que na visão deles não existe burocracia já que os motoristas podem se cadastrar pelos próprios aplicativos deles mesmos e as empresas é que vão passar para a Prefeitura os dados de cada um.
De qualquer forma, a exigência do ConduApp começa a valer nessa segunda-feira, dia 8.
*Informações do repórter Caio Rocha
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.