Novo ataque cibernético atinge diversos países e pode chegar ao Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 26/10/2017 07h18 - Atualizado em 26/10/2017 11h22
Flickr/powtac Flickr/powtac A empresa de segurança digital Kaspersky identificou a ameaça e distribuiu alertas para que as empresas e usuários fiquem atentos

Bad Rabbit. Esse é o nome do ramsomware que paralisou meios de comunicação na Rússia, e atingiu empresas e até um aeroporto na Ucrânia.

Embora alguns países já tenham confirmado a ocorrência de ataques com o vírus de resgate, é possível que o dano seja ainda maior. O ramsomware Bat Rabbit está sendo distribuído por meio de um arquivo de instalação falso do Adobe Flash Player.

A empresa de segurança digital Kaspersky identificou a ameaça e distribuiu alertas para que as empresas e usuários fiquem atentos.

De acordo com analistas, ainda não é possível reverter o processo de encriptação de arquivos promovido pelo vírus quando instalado no computador.

O ramsomware bloqueia o acesso do usuário aos arquivos do dispositivo e, em tese, a única forma de reverter isso é pagar um resgate para os criminosos.

No caso do Bad Rabbit, os criminosos estão exigindo 0,05 bitcoin como resgate – aproximadamente US$ 280 de acordo com taxa de câmbio atual.

Segundo análise desse novo ataque, é possível dizer que os autores estão trabalhando na programação da ameaça desde julho deste ano.

Tudo indica que os criminosos por trás deste ataque atual são os mesmo do último grande ataque global, que explorou falha no Windows.

Como a propagação dessa epidemia se dá por meio de download do arquivo falso e não há fronteiras para a Internet, todos com acesso à internet em qualquer país podem ser vítimas do Bad Rabbit.

Portanto, a melhor forma de evitar a contaminação é não fazer download de sites desconhecidos e manter os sistemas de proteção, o antivírus, atualizados e ativos em seus dispositivos pessoais.

*Informações do repórter Carlos Aros

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.