‘O que ele sofreu lá, eu sofri aqui’, diz Bolsonaro em nova aproximação com Trump

O presidente brasileiro disse que convidou o norte-americano para visitar a América do Sul em um evento com países que “abandonaram a esquerda”

  • Por Jovem Pan
  • 04/07/2019 06h52 - Atualizado em 04/07/2019 10h50
  • BlueSky
Alan Santos/PR bolsonaro e trump Bolsonaro também lembrou que Brasil e EUA estiveram juntos durante a Segunda Guerra Mundial

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse, nesta quarta-feira (3), ter pedido a Donald Trump que faça uma visita à América do Sul. Na cerimônia de celebração da Independência dos Estados Unidos na embaixada americana, em Brasília, Bolsonaro revelou que fez o convite durante a viagem ao Japão para o encontro do G20.

Sem dar detalhes da possível visita, Bolsonaro afirmou que seria um evento para reunir os países que abandonaram a esquerda e foram para o centro e para a centro-direita. Ao longo do discurso, o presidente brasileiro reiterou a parceria de longa data entre Brasil e Estados Unidos, lembrando, inclusive, que os dois países lutaram juntos na Segunda Guerra Mundial.

Bolsonaro voltou a elogiar  Trump e afirmou que eles tiveram trajetórias parecidas durante as eleições presidenciais. “O que ele sofreu lá eu já sofri aqui no período pré-eleitoral, e a população entendeu, contrariando especialistas e pesquisas, e fizeram exatamente o contrário.”

Ele também reafirmou a posição contrária do governo com relação à Venezuela, e disse que espera que os outros países não sigam o mesmo caminho, ressaltando que a questão do país vizinho não é um problema só do Brasil, e sim “de todos aqueles que amam a liberdade”.

No evento, Bolsonaro esteve ao lado do encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos e principal diplomata americano no Brasil, William Popp. Também estiveram no palco a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e o chanceler Ernesto Araújo.

*Com informações da repórter Camila Yunes

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.