O reinado do futebol inglês
Chelsea foi campeão do Inglês e pode erguer a taça da Copa da Inglaterra no final de semana
Último campeão inglês, o Chlelsea recebeu apenas 38% a mais em cotas de TV do que o último colocadoOs ingleses só falam de Wimbledon hoje e estão enlouquecidos com a surpresa causada pela tenista da casa, Johanna Konta, que ontem se tornou a primeira britânica desde 1978 a chegar a semifinal do torneio de tênis.
Amanhã, Konta vai enfrentar a americana Venus Willians por um lugar na grande final e a partida já está sendo tratada como se fosse um jogo de Copa do Mundo, tamanha a expectativa do país. Os ingleses em geral são apaixonados por esporte, gostam muito de torcer. E isso se reflete também em ganhos financeiros.
Vejam o caso do futebol, por exemplo. Um relatório da consultoria Deloitte divulgado ontem confirmou que a Premier League segue como a liga mais rica do mundo. E de longe.
No total, os 20 clubes ingleses da primeira divisão arrecadaram na temporada passada o equivalente a £ 4,5 bilhões de libras, o que dá mais ou menos R$ 19 bilhões.
A cifra é cerca de £ 2 bilhões a mais que a arrecadação dos times da Alemanha, que tem a segunda liga mais rica do mundo, ou mais que o dobro do que ganham os times da Itália e da França.
A maior parte desse dinheiro vem dos acordos extremamente lucrativos da Premier League com as emissoras de TV locais. Só pra constar, no Reino Unido os jogos do campeonato inglês não são transmitidos na TV aberta, só pelos canais fechados que cobram caro pelo serviço.
Se não dá pra comparar a vantagem financeira dos times ingleses nem com seus vizinhos europeus, com os brasileiros então seria uma absoluta covardia. Principalmente porque o sistema de negociação é muito diferente.
Enquanto aí no Brasil os clubes acertam individualmente a venda dos seus direitos de transmissão com a Globo e os canais por assinatura, aqui a negociação é feita em bloco.
Os 20 times são representados pela Premier League, que vem batento recorde atrás de recorde em arrecadação e multiplicou o valor dos contratos nos últimos anos.
Outro ponto crucial, que também só ocorre aqui na Inglaterra, é que a fortuna é dividida de forma quase que igualitária entre os 20 clubes da primeira divisão.
O Chelsea, campeão do ano passado, por exemplo, recebeu £ 151 milhões de libras das cotas de TV. O Sunderland, último colocado, ficou com £ 93 milhões. Essa igualdade da divisão mantém o campeonato forte e o torna o mais equilibrado do mundo já há bastante tempo.
E eu disse que era covardia comparar com o Brasil, porque as realidades são muito diferentes, mas não deixo essa aqui só pra gente ter uma referência. O lanterna do campeonato inglês, o Sunderland como eu disse, ganhou na última temporada mais ou menos o dobro do que Corinthians e Flamengo levaram com cotas de TV do Brasileirão em 2016.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.