Oito em cada 10 brasileiros apoiam aumento da tributação para os mais ricos
Uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha e pela Oxfam Brasil indica que 77% dos brasileiros defendem o aumento de impostos para pessoas muito ricas.
Segundo os dados divulgados nesta segunda-feira, o índice subiu em relação ao levantamento anterior, feito em 2017.
Na época, 71% dos entrevistados concordavam com a afirmação de que “o governo federal deve aumentar a tributação de pessoas muito ricas para garantir melhor educação, mais saúde e moradia para os que precisam”. Agora, a taxa subiu 6 pontos percentuais.
O coordenador de campanhas da Oxfam Brasil, Rafael Georges, diz que a pesquisa, em geral, aponta que a sensação de desigualdade aumentou no país. “É que o brasileiro condiciona o progresso à reduação de desigualdade. Ele é a favor cada vez mais da tributação para financiar políticas sociais”, explica.
O relatório também questionou sobre a mobilidade social de cinco anos para cá: 57% acham que a posição foi mantida nesse período; 24% dizem que subiram de classe social e 17% acham que caíram; 1% não souberam responder.
Para o futuro, a perspectiva da maioria em relação à desigualdade é negativa. Apenas quatro em cada dez entrevistados acham que, “nos próximos anos, a diferença entre os mais ricos e os mais pobres vai diminuir”; 57% não acreditam nessa possibilidade.
*Com informações do repórter Vitor Brown
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.