Onda de calor na Europa faz com que cidades registrem temperaturas acima dos 40°C
A previsão do tempo indica que os termômetros vão chegar perto dos 30 graus em Westminster, Londres, ao longo do dia. E isso é só o começo. A Europa vive mais uma onda de calor neste verão de temperaturas extremas.
Os meteorologistas indicam que a Inglaterra terá temperaturas acima dos 30 graus nos próximos dias, especialmente na capital inglesa, e que o clima vai continuar assim na semana que vem.
Na Espanha, uma massa de ar quente vindo da África está fazendo com que algumas cidades registrem até 44°C.
O escritório de meteorologia britânico acredita que a Europa poderá atingir a maior temperatura de todos os tempos nos próximos dias. A mais alta que se tem notícia foi registrada em Atenas no ano de 1977: 48°C.
O calor deste ano está tão forte que alterou até o que costumava ser o pico mais alto da Suécia: a geleira no pico da montanha Kebnekaise.
A neve derreteu em um ritmo impressionante no mês de julho perdendo quatro metros, ou 14 centímetros de neve por dia no pico que fica a cerca de 2,1 mil metros acima do nível do mar.
Alguns cientistas europeus já afirmam que este é o novo normal para a Europa e que, sim, há influência direta do aquecimento global.
A saída para o continente é se adaptar ao calor porque ele vai continuar se repetindo com mais e mais frequência devido as mudanças climáticas.
O que alguns especialistas na área afirmam em uma reportagem da estatal alemã Deutsche Welle nesta semana é que a ação humana já aqueceu o globo em cerca de 1°C em comparação com a época pré-industrial. E que isso, entre outros fatores, ajuda a aumentar consideravelmente a probabilidade de eventos climáticos extremos como a Europa vem experimentando nas últimas semanas.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.