Onyx diz ao MPF que canais online respondem dúvidas relacionadas ao auxílio emergencial

  • Por Jovem Pan
  • 05/05/2020 10h05 - Atualizado em 05/05/2020 10h20
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Giuliano Gomes/Estadão Conteúdo O sistema contabilizou mais de 97 milhões de CPFs cadastrados -- sendo que apenas cerca de 50.5 mi de pessoas são considerados elegíveis

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, declarou ao Ministério Público Federal que os sites www.cidadania.gov.br/consultaauxilio e https://consultaauxilio.dataprev.gov.br estão disponíveis para o órgão e para toda a população tirarem as dúvidas relacionadas ao auxílio emergencial concedido pelo governo.

Ele responde ao contestamento do MPF que pediu esclarecimentos sobre o porquê de algumas pessoas terem dificuldade no acesso ao benefício criado para diminuir os impactos financeiros e sociais do novo coronavírus.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, Onyx ressaltou que a publicação da lei que determinava o pagamento do auxílio aconteceu no dia 03 de abril e, desde então, a equipe trabalhava de forma “sobre humana” para melhorar o aplicativo e tornar o processo mais fácil e simples.

De acordo com ele, o sistema contabilizou mais de 97 milhões de CPFs cadastrados — sendo que apenas cerca de 50.5 mi de pessoas são considerados elegíveis.

“Muitos sabiam que não teriam direito e ainda assim tentaram na esperança que o sistema falhasse”, citou. Ainda há o número de 3.7 milhões que estão em análise após o cadastro ser classificado como inconclusivo.

Onyx destacou que serão criados novos canais de acesso e que todas as pessoas que tem direito serão atendidas com as três parcelas. “O aplicativo fica disponível até o dia 02/07. Se no dia 1º de julho encontrarmos alguém apto que não recebeu, serão pagas as três parcelas normalmente.”

Invisíveis

O ministro chamou a atenção para os números que representam os invisíveis ao governo que, de acordo com indicativos da Ipea e da FGV no inicio dos estudos, somariam mais ou menos 7 milhões. No final, foram detectados quase 25 milhões.

“São pessoas que nunca pediram nada ao governo, não tem nenhum grau de relacionamento. Agora eles foram bancalizados e, depois que passar essa pandemia, poderão ser inclusos nas políticas públicas que vão melhorar a condição dessas pessoas.”

Onyx finalizou dizendo que a quantidade de beneficiários pagos já somam “uma Argentina e meia” em pouco mais de um mês e que “apesar de erros e falhas, os agentes estão se empenhando verdadeiramente”.

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