Operação ‘Rifa Sombria’ combate sorteio de vídeos de abuso sexual infantil na internet
Ação da Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu três suspeitos; material era comercializado em plataformas digitais
A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou, na manhã desta segunda-feira (27), a “Operação Rifa Sombria”, uma ação de combate à aquisição e comercialização online de vídeos de abuso sexual infantil. A investigação teve como ponto de partida a circulação de imagens de uma menina de 13 anos sendo abusada. A operação ocorreu simultaneamente na capital, na Baixada Fluminense e no interior do estado. Até o momento, seis pessoas foram conduzidas para prestar esclarecimentos. Dentre elas, duas foram detidas. Durante a ação, foram encontradas imagens e cenas de abuso sexual de menores nos aparelhos eletrônicos dos suspeitos.
De acordo com as autoridades, a investigação busca identificar os responsáveis pela produção e distribuição do material. A polícia alerta que tanto quem produz e comercializa quanto quem adquire e compartilha esse tipo de conteúdo está cometendo crime e pode ser responsabilizado legalmente. O nome da operação, “Rifa Sombria”, faz alusão à forma como o material era comercializado.
“O combate aos abusadores precisa atingir também quem sustenta esse mercado. Quem compra, participa. Quem paga também violenta”, afirmou o delegado Cristiano do Vale Maia, titular da Dcav.
*Com informações de Rodrigo Viga
*Reportagem produzida com auxílio de IA


Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.