Papa Francisco chega a Moçambique em primeira etapa de viagem à África

  • Por Jovem Pan
  • 05/09/2019 07h30
EFEPapa posa ao lado do presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, e sua esposa, Isaura Nyusi

O papa Francisco desembarcou em Maputo, a capital Moçambique, no início da noite desta quarta-feira (4). Ele foi recebido com festa no aeroporto, onde encontrou o presidente do país, Filipe Nyusi.

A visita é a primeira etapa de uma peregrinação do papa pela África que deve terminar no dia 10. O pontífice deve passar ainda por Madagascar e Maurícias.

Em uma mensagem divulgada antes da viagem, Francisco destacou a necessidade de uma reconciliação fraternal em Moçambique e na África como a esperança de paz.

A chegada do papa acontece depois de o governo moçambicano assinar um tratado de paz histórico com o ex-grupo rebelde Renamo, que se transformou no principal partido de oposição. Apesar disso, o grupo nunca adotou totalmente um desarmamento completo depois da guerra civil que durou 16 anos e terminou em 1992 na então colônia portuguesa.

O extremismo também deve ser um tema abordado pelo Papa. No norte de Moçambique, foram registradas mais de 300 mortes por conta de atentados.

Durante a estadia no país, Francisco não vai visitar as regiões mais atingidas pelo ciclone que atingiu o país em março e deixou pelo menos 600 mortos e milhares de desabrigados.

Moçambique é um país de maioria católica e a expectativa é que a missa campal que será realizada pelo papa na sexta-feira (6) consiga lotar o estádio nacional do Zimpeto, em Maputo.

*Com informações do repórter Renan Porto