Pesquisa que busca identificar número real de casos da covid-19 entra em fase nacional

  • Por Jovem Pan
  • 11/05/2020 06h27 - Atualizado em 11/05/2020 07h21
Willian Moreira/Estadão Conteúdo Este é o primeiro grande estudo sobre a covid-19 no país

Pesquisa que tenta calcular o número real de casos de infectados pelo novo coronavírus no Brasil entra em nova fase nesta semana indo para todas as unidades da federação. A partir do dia 13 de maio, equipes coordenadas pelo reitor da Universidade Federal de Pelotas, Pedro Hallal, vão vistar 133 cidadades.

Este é o primeiro grande estudo sobre a covid-19 no país. Segundo Hallal, cerca de 100 mil pessoas serão testadas com exames do tipo rápido, que detectam se as pessoas já possuem anticorpos para o novo vírus.

De acordo com o pesquisador, o número de casos de infectados pelo novo coronavírus no Brasil pode ser de 5 a 26 vezes maior do que o contabilizado pelos números oficiais do Ministério da Saúde.

Ele explica que o número de subnotificações é grande, uma vez que muitas pessoas não têm ou apresentam poucos sintomas da doença.

Segundo Pedro Hallal, a primeira parteda pesquisa, que foi o feita no Rio do Grande do Sul, apontou que para cada caso confirmado de coronavírus, há cerca de outros 12 não notificados.

Além do estudo da Universidade Federal de Pelotas, na semana passada, o ministro da Saúde, Nelson Teich, também anunciou um plano de testagem em massa. O objetivo da pasta é testar 22% da população brasileira para a covid-19, adquirindo 46 milhões de testes.

*Com informações da repórter Beatriz Manfredini

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.