Petrobras vai cumprir ordem do STF e abastecer navios iranianos

  • Por Jovem Pan
  • 26/07/2019 10h33
Divulgação/Portos do ParanáAs duas embarcações estão paradas a mais de 50 dias no porto de Paranágua, no Paraná, a espera do combustível

A Petrobras aguarda apenas uma notificação da Justiça para fornecer combustível náutico para duas embarcações de origem iraniana que estão paradas há quase dois meses na costa brasileira.

Nesta quinta-feira (25) o ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal, determinou que a estatal brasileira de petróleo faça o fornecimento do combustível. As duas embarcações estão paradas a mais de 50 dias no porto de Paranágua, no Paraná, a espera do combustível.

A Petrobras se dizia inviabilizada de fazer o fornecimento com medo de punições e penalidades na Bolsa de Nova York. A empresa tem ações e ADRs negociadas no mercado norte-americano e as regras por lá são muito rígidas e rigorosas, que prevê inclusive punições a empresas que não obedecerem algumas determinações.

O Irã está sob sanção dos Estados Unidos. A Petrobras se dizia impossibilitada de fazer negócios com empresas e países sob essa situação.

*Com informações do repórter Rodrigo Viga