PF deflagra operação contra sindicalistas em São José dos Campos

  • Por Jovem Pan
  • 25/10/2019 07h29 - Atualizado em 25/10/2019 11h15
Arquivo/Agência Brasil pf Desde o início do ano, quase 70 boletins de ocorrência contra sindicalistas foram registrados no local

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (24), a Operação Pau na Gata na sede do Sindicato da Construção Civil de São José dos Campos, no interior de São Paulo. De acordo com a PF, representantes do sindicato são suspeitos de praticar extorsão, ameaça e crimes contra o trabalho.

No local foram apreendidos R$ 260 mil em dinheiro, uma pistola, um bloqueador de celular, computadores e documentos.

A investigação teve início após denúncias apresentadas por empresas prestadoras de serviço na Refinaria Henrique Lage (REVAP). Segundo as denúncias, os funcionários terceirizados sofreriam represálias do sindicato. Há relatos de destruição de veículos e até ataques às casas dos empregados.

Desde o início do ano, foram quase 70 boletins de ocorrência contra sindicalistas.

O Sindicato da Construção Civil de São José nega as acusações e diz que a presença na refinaria era apenas para auxiliar os trabalhadores, organizando assembleias. Ainda de acordo com a entidade, o acordo coletivo de contratação de mão-de-obra não estava sendo cumprido.

O nome Pau na Gata, utilizado para batizar a operação, é referente à expressão utilizada por membros do sindicato para se referir à extorsão praticada contra empregados ou representantes das empresas.

*Com informações da repórter Larissa Coelho

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.