PF deflagra Operação Cordus contra desvio de produtos químicos para o tráfico de drogas
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (10) a Operação Cordus, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no desvio de produtos químicos para o tráfico de drogas. Agentes da PF cumprem 47 mandados judiciais em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Foram expedidos 11 mandados de prisão temporária, sete de condução coercitiva e 29 de busca e apreensão nas cidades de Assis, Cotia, Diadema, Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba, Praia Grande, São Bernardo do Campo e São Paulo, no Estado de São Paulo, e em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, todos expedidos pela 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo.
Segundo as investigações, os suspeitos utilizavam empresas atuantes no comércio de produtos químicos controlados para comprar as substâncias que eram revendidas para traficantes de drogas para o preparo da cocaína.
Desde o início das investigações, em março de 2017, foram apreendidos 925 quilos de teofilina, 404 quilos de cafeína e 320 litros de acetona, além de 270 quilos de cocaína.
Os investigados nesta operação serão indiciados pela prática de crimes de comercialização de produtos químicos destinados à preparação de drogas e associação para o tráfico de drogas, com penas três a 15 anos e multa.
O nome da Operação faz referência a Valerius Cordus, naturalista alemão, que foi o primeiro a obter o éter no século XVI. O éter é uma das substâncias cujo comércio é controlado e fiscalizado pela Polícia Federal, por ser utilizado no refino da cocaína.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.