PF inaugura Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições

  • Por Jovem Pan
  • 02/10/2018 07h03
  • BlueSky
Edu Moraes/Record TV Entre as instituições que vão atuar CICCE, estão: Tribunal Superior Eleitoral, Procuradoria Geral Eleitoral, Polícia Rodoviária Federal, Forças Armadas e Ministério da Segurança Pública

A Polícia Federal instalou nesta segunda-feira (01) o Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições 2018. O local é composto por 14 instituições e órgãos parceiros. A atuação coordenada é importante porque a Polícia Federal não pode de pronto abrir uma investigação de crime eleitoral. Precisa da autorização da Justiça Eleitoral.

Entre as instituições que vão atuar CICCE, estão: Tribunal Superior Eleitoral, Procuradoria Geral Eleitoral, Polícia Rodoviária Federal, Forças Armadas e Ministério da Segurança Pública.

O objetivo desse trabalho inédito nas eleições é monitorar e realizar eventuais operações para evitar e combater crimes eleitorais, como propagandas eleitorais irregulares, boca de urna, transporte de eleitores e caixa dois.

Além disso, segundo o diretor-geral da PF, Rogério Galloro, o espaço vai funcionar para garantir a segurança dos candidatos: “os crimes eleitorais nos trazem preocupações neste período. Mas este pleito em especial nos traz preocupação a mais, que é a segurança dos candidatos. Nesta segurança que já era realizada ainda teve reforço”.

Os seis candidatos à Presidência que pediram reforço de segurança à PF são: Álvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Jair Bolsonaro (PSL), e Marina Silva (Rede).

O Centro Integrado funcionará de hoje até o dia 8. E de 22 a 28 de outubro, data do segundo turno. O grupo também vai monitorar casos de Fake News.

Confira a cobertura completa das Eleições 2018

*Informações do repórter Arthur Scotti

  • BlueSky
  • Tags:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.