PF prende suspeito pelo desaparecimento de 19 pessoas durante travessia ilegal aos EUA

  • Por Jovem Pan
  • 07/08/2018 06h46 - Atualizado em 07/08/2018 07h30
Reprodução/Polícia Federal O homem, de 40 anos, foi encaminhado para Brasília onde ficará sob custódia

A Polícia Federal capturou no Panamá, o principal suspeito pelo desaparecimento de 12 brasileiros, cinco dominicanos e dois cubanos em novembro de 2016 durante uma travessia ilegal de barco das Bahamas para os Estados Unidos.

O homem, de 40 anos, foi encaminhado para Brasília onde ficará sob custódia. A organização criminosa da qual ele faz parte é suspeita de ter movimentado mais de R$ 25 milhões e enviado uma média por ano de 150 adultos e 30 crianças ilegalmente para os EUA.

A ação é resultado da terceira fase da Operação Piratas do Caribe realizada pela Polícia Federal em conjunto com a Interpol e U.S. Immigration and Customs Enforcement.

Muitos dos imigrantes que tentam fazer essa travessia acabam morrendo ou desaparecendo. Inclusive, as investigações começaram depois do desaparecimento de um brasileiro há quase dois anos.

Antes de sair do Brasil, os imigrantes ficavam em cidades com aeroportos de fácil acesso, aguardando a ordem de embarque para as Bahamas. Lá, eles esperavam por vários dias para fazer a travessia de barco e entrarem ilegalmente nos Estados Unidos.

Além de todos os riscos que envolviam a imigração ilegal, os coiotes escondiam os reais perigos envolvidos na travessia, como por exemplo a passagem pela região do Triângulo da Bermudas, famosa pelo alto índice de tempestades, naufrágios e desaparecimento de embarcações e aeronaves.

*Informações do repórter Victor Moraes

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.