Plano cicloviário em SP ouvirá prefeituras regionais, associações e moradores, garante secretário

  • Por Jovem Pan
  • 06/08/2018 09h33
  • BlueSky
Oswaldo Corneti/Fotos Públicas Oswaldo Corneti/Fotos Públicas Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, o secretário municipal João Octaviano afirmou que a decisão não é uma contradição às promessas do então prefeito João Doria

A Prefeitura de São Paulo apresentou no final da última semana o plano cicloviário da cidade, que pretende garantir a melhoria da mobilidade e uma maior conexão entre os diferentes modais de transporte na cidade.

O projeto da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes prevê a ampliação da rede cicloviária e a conexão a terminais de ônibus e estações de Metrô e trem, além da requalificação de ciclovia, ciclofaixas e ciclorrotas, e melhoria de infraestrutura.

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, o secretário municipal João Octaviano afirmou que a decisão não é uma contradição às promessas do então prefeito João Doria (PSDB) de acabar com as ciclofaixas inutilizadas em São Paulo. “O que Doria colocou era que ele não ampliaria de forma indiscriminada a questão do plano cicloviário. O que foi feito foi estudo de como podemos compor a rede cicloviária sem gerar circunstâncias críticas feitas no governo Haddad, sem projeto, fazendo coisa indiscriminada, e ciclistas correndo riscos”, disse.

Segundo o secretário, a Prefeitura realizará nas próximas semanas reuniões com prefeituras regionais, moradores, associações de lojistas e comerciantes para determinar o que deve ser feito no plano que pretende implantar 1.420 quilômetros de rede cicloviária até 2028.

“O modelo vai privilegiar eixos e fazer com que tenha conexões com metrô, estações de ônibus onde tem opção de pegar bicicleta compartilhada, faixa onde não há risco e, em zonas residenciais onde tem baixo volume de bicicleta, o conceito da ciclorrota, sem gerar conflitos com moradores e eventuais comércios. Houve preocupação em fazer hierarquização do tipo de via e sobretudo sobre o volume de bicicletas. Agora vamos à discussão em cada prefeitura regional. Vamos ouvir a sociedade”, explicou.

Confira a entrevista completa com o secretário municipal de Transportes, João Octaviano:

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.