PM que evitou assalto em frente a uma escola é a sétima deputada federal mais votada em SP

  • Por Jovem Pan
  • 25/10/2018 06h16
ReproduçãoKatia Sastre, eleita pelo PR, disse que ficou impressionada com a repercussão positiva da sua atitude e foi assim que ela decidiu se candidatar

Conhecida por ter evitado um assalto em frente a uma escola em Suzano, na Grande SP em maio desse ano, a policial militar Katia Sastre foi a sétima deputada federal mais votada no Estado com 264 mil votos.

Katia, eleita pelo PR, disse que ficou impressionada com a repercussão positiva da sua atitude e foi assim que ela decidiu se candidatar: “após a ocorrência e repercussão da mídia eu recebi convite de vários partidos. No início eu disse que não ia aceitar, mas depois conversando com alguns partidos, com a família, amigos, eu comecei a entender que eu podia ajudar muito mais”.

Assim como Katia, outros 72 militares foram eleitos para cargos nas câmaras estaduais, federais e para o Senado.

Há 21 anos trabalhando na corporação, a deputada eleita pelo PR ressaltou a importância do aumento de militares eleitos, quatro vezes maior que em 2014: “acredito que nada melhor do que uma pessoa que é linha de frente, conhece as dificuldades das pessoas, e a gente sabe das nossas necessidades e como poderia evitar muita coisa e melhorar muita coisa. Acredito que essa experiência vai ser muito valorosa”.

Além de achar que os presos não devem ter direito a saída temporária, a deputada Katia Sastre defendeu o porte de arma para a população.

Pelo estatuto, hoje, para obter a posse de arma de fogo é preciso ser maior de 25 anos, ter ocupação lícita e residência certa, não ter sido condenado ou responder a inquérito ou processo criminal, comprovar capacidade técnica e psicológica e declarar a efetiva necessidade da arma. Já o porte é proibido, exceto para forças de segurança, guardas, entre outros.

Se eleito, o candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, pretende reformular o Estatuto do Desarmamento para garantir o direito do cidadão à legítima defesa.

Confira a cobertura completa das Eleições 2018

*Informações do repórter Victor Moraes