Polêmica sobre HC de Lula domina os debates no Senado
O impasse envolvendo o pedido de soltura do ex-presidente Lula no último domingo (08) foi o principal tema desta segunda-feira (09) no Senado. Discursos contra e a favor do alvará de soltura do petista dominaram uma sessão esvaziada.
A senadora Ana Amélia (PP) classificou o episódio como uma “inversão de valores”, criticando o desembargador Rogério Favreto por expedir uma ordem de soltura desrespeitando instâncias superiores da Justiça.
O senador Álvaro Dias, pré-candidato ao Planalto pelo Podemos, disse que o desembargador, além de militar politicamente no Tribunal, semeou a descrença nas instituições: “mais um achincalhe que atinge frontalmente as instituições públicas brasileiras semeando a descrença que já se generalizou”.
Em defesa do ex-presidente Lula, a senadora Lídice da Mata (PSB) pediu que o Conselho Nacional de Justiça investigue as ameaças feitas ao desembargador Rogério Favreto.
O líder da Minoria, Humberto Costa (PT), criticou a participação de magistrados que estão em férias. Na visão dele, houve um “festival de ilegalidades”: “de equívocos, de ilegalidades, que deve deixar cada cidadão estupefato”.
Hoje, os senadores fazem as últimas votações do semestre. Na pauta, está a redução de impostos sobre a produção de refrigerantes e a reintegração de micro e pequenas empresas ao Simples Nacional.
*Informações dos repórteres Afonso Marangoni e Levy Guimarães
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.