Poluição por veículos diminui em São Paulo, aponta Cetesb
Um estudo da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a Cetesb, aponta uma diminuição de 40% da emissão de poluentes gerados por veículos nos últimos dez anos.
O Relatório de Emissões Veiculares foi publicado na última quinta-feira (12) e constata que, em média, 60% das emissões estão concentradas na Região Metropolitana de São Paulo.
Os automóveis foram os maiores emissores de CO², que é o gás emitidos pela queima da gasolina e do diesel, e um dos responsáveis pelo efeito estufa.
Para a professora do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, da Universidade Federal de São Paulo, Simone Miraglia, o resultado do levantamento é satisfatório.
“É muito importante que se intensifique todas as politicas publicas no sentido da diminuição da concentração de poluentes. Ainda tem muito o que ser feito para que a gente possa alcançar os padrões de qualidade do ar preconizado pela Organização Mundial da Saúde.”
Ainda de acordo com o material, em 2017, 41 toneladas de CO² foram emitidas. Já em 2018, esse número caiu para 38 milhões de toneladas.
Para a Cetesb, essa diminuição se deu pelo aumento no consumo de etanol no lugar da gasolina nos veículos. Nesse sentido, o órgão também ressaltou o impacto dos programas estaduais e a nova frota de veículos que, segundo a Cetesb, emitem menos gases e substituem veículos mais poluentes.
*Com informações do repórter Leonardo Martins
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.