Praias do Rio de Janeiro serão fechadas a partir deste sábado
A partir deste sábado (21) a praia de Copacabana e a orla do Rio de Janeiro ficam interditadas. O acesso será proibido para evitar aglomerações e concentrações que ajudam a propagar o coronavírus.
No último fim de semana, em meio a temperaturas elevadas, milhares de pessoas se concentraram na praia e no calçadão para uma manifestação. Nesta sexta-feira (20), véspera da entrada em vigor do decreto de Wilson Witzel, Copacabana se encontrava vazia. Parecia um verdadeiro deserto.
Muitas pessoas se anteciparam e preferiram já ficar reclusas em casa. Mas isso provoca reflexos sociais e econômicos, já que a economia da praia movimenta milhões de recursos diariamente.
Um ambulante que trabalha na região há 15 anos teve dificuldades para vender suas bebidas e, daqui para frente, a tendência é que a vida fique ainda pior e mais difícil.
Desde o início da semana o Corpo de Bombeiros e a Policia Militar percorrem a orla da cidade emitindo alerta em português, inglês e espanhol para que evitem praias e concentrações diante da ameaça invisível da pandemia. A partir de sábado, haverá rondas para evitar o acesso às praias
Inicialmente essas rondas terão caráter educativo. Se alguém persistir, pode ter um caráter punitivo.
A partir deste sábado (21) haverá também restrição maior aos transportes. Estão proibidos ônibus, aplicativos ou vans que façam o trajeto da Região Metropolita e da Baixada para a capital. O objetivo é evitar a transmissão do coronavírus.
Estações de trem e BRT também vão reduzir a oferta de equipamentos a partir deste sábado. Ao longo da semana, o que se viu ainda foi uma concentração muito grande de pessoas.
*Com informações do repórter Rodrigo Viga
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.