Pré-candidato ao governo de SP, Luiz Marinho presta depoimento a Moro
O pré-candidato do Partido dos Trabalhadores ao governo de São Paulo, Luiz Marinho, prestou um depoimento ao juiz Sérgio Moro nesta quarta-feira (13). O político, que também é presidente estadual do PT, disse que o mensalão não existiu.
Marinho disse que o mensalão, na verdade, foi uma criação de Roberto Jefferson. Hoje, presidente do PTB, Jefferson foi o autor da denúncia do escândalo de compra de votos de parlamentares que ocorreu entre 2005 e 2006.
Luiz Marinho foi testemunha de defesa de Lula no caso do sítio de Atibaia.
De acordo com o Ministério Público Federal, o ex-presidente foi beneficiário de reformas no sítio Santa Bárbara realizadas pelas empreiteiras Odebrecht e OAS.
Marinho afirmou a Moro que nunca presenciou qualquer comportamento ilícito de Lula. Segundo o presidente estadual do PT, em 2013, Lula teria comentado que pensava em fazer uma proposta para comprar o sítio do empresário Fernando Bittar.
Também nesta quarta-feira, Sérgio Moro defendeu a decisão tomada por ele em abril, que impede que órgãos de controle e do Governo Federal utilizem provas da Lava Jato sem autorização dele. Para Moro, esta espécie de blindagem protege empresas e delatores e não inviabiliza novos acordos.
*Informações do repórter Afonso Marangoni
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.