Pré-Natal via WhatsApp e enxoval pela internet viram rotina para futuras mães
Grávida de 24 semanas, a Giovana viu a rotina mudar quando São Paulo entrou em quarentena. Sem poder sair de casa, o enxoval da pequena Isis foi feito pela internet mesmo.
Até o pré-natal se transformou em preocupação, mas agora ela conversa com a médica por mensagens de celular.
Segundo o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, mesmo durante a pandemia, as consultas de pré-Natal são fundamentais e precisam continuar. A ginecologista, Monique Novacek, entende, no entanto, que as consultas à distância nem sempre são ideais para todas as gestantes.
Em São Paulo, maternidades como a Pro Matre Paulista, Santa Joana e Santa Maria adotaram medidas de restrição. As visitas foram suspensas e apenas acompanhantes que não apresentaram sintomas da covid-19 podem ficar juntas das mães e recém-nascidos.
Segundo o Ministério da Saúde, as gestantes que apresentarem síndrome gripal deverão ter consultas e exames de rotina adiados em 14 dias, e quando necessário, serem atendidas em local isolado das demais pacientes.
É importante ressaltar que ainda não há confirmação científica da transmissão do novo coronavírus para o bebê ainda na barriga da mãe.
*Com informações da repórter Leticia Santini
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.