Preço do aluguel no País atinge patamar mais barato desde segundo trimestre de 2014

  • Por Jovem Pan
  • 12/07/2017 11h09 - Atualizado em 12/07/2017 11h30
  • BlueSky
Foto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas Placa de aluga-se na frente de um edifício Dentre as 30 cidades brasileiras analisadas, somente seis registraram alta no preço médio do m² para aluguel: Vitória, Santos, Florianópolis, Natal, Salvador e Curitiba

A crise econômica fez o preço do aluguel no Brasil cair e atingir o patamar mais barato desde o segundo trimestre de 2014. É o que aponta o indicador Dados do Mercado Imobiliário VivaReal.

Somente na comparação entre o segundo trimestre de 2017 e o mesmo período do ano passado, a desvalorização nominal foi de 7,9%.

O preço nominal médio do m² para aluguel no País chegou a R$ 22,83, ante ao valor de R$ 24,77 de 2016.

De acordo com Lucas Vargas, CEO da VivaReal, a crise é responsável pela queda: “o preço da locação é diretamente relacionado com a economia, com o mercado”.

Dentre as 30 cidades brasileiras analisadas, somente seis registraram alta no preço médio do m² para aluguel: Vitória, Santos, Florianópolis, Natal, Salvador e Curitiba.

Lucas Vargas explicou que a perspectiva futura é positiva e os preços devem se recuperar com a retomada do crescimento da economia: “o que a gente tem visto e esperado para os próximos meses é de previsão do PIB de leve crescimento, novos lançamentos. É de se esperar estabilidades nesses preços de locação”.

Para os donos de imóveis, Lucas Vargas diz que alugar ainda é boa alternativa frente a venda, pois a oferta de crédito ainda é restrita.

Dos dez bairros brasileiros mais procurados para aluguel no segundo trimestre de 2017, sete estão em São Paulo: Vila Mariana, Bela Vista, Tatuapé, Pinheiros, Moema, Perdizes e Butantã.

*Informações do repórter Fernando Martins

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.