Prefeitura de SP adere a programa para desenvolver ações voltadas à terceira idade
As pessoas estão vivendo mais e isso é uma realidade mundial.
Somente na cidade de São Paulo vivem mais de 1,4 milhão de idosos. Por conta da crescente população da terceira idade, a Prefeitura da capital aderiu, nesta segunda-feira (18), ao Programa São Paulo Amigo do Idoso.
O programa prevê a ampliação das políticas públicas para garantir melhora qualidade de vida dos idosos de São Paulo em esforços conjuntos entre Estado e município.
Algumas das ações estão focadas nos planos municipais de saúde e assistência social, além de adequar e ampliar a cobertura vacinal e a implantação de medidas de promoção de saúde e prevenção de quedas.
Atualmente a rede socioassistencial da Prefeitura conta com 134 serviços específicos para idosos como Núcleos de Convivência, Centros Dia e Centro de Referência para atividades de convivência durante o dia, além de Centros de Acolhida Especiais e Instituições de Longa Permanência para o acolhimento.
Aderindo ao programa, o município se compromete a realizar ações previstas para conquistar os selos Inicial, Intermediário e Pleno, criados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo com o objetivo de estimular os municípios e entidades públicas e da sociedade civil a implantarem ações referenciadas pelo programa.
O Programa SP Amigo do Idoso, criado em 2012, abrange 640 municípios no Estado, sendo 245 têm o Selo Inicial aprovado.
*Informações do repórter Fernando Martins
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.