Prefeitura de SP e Ministério da Ciência lançam programa de tecnologia para mulheres
A Prefeitura da capital paulista e o Ministério da Ciência e Tecnologia lançaram nesta sexta-feira (8) o Programa Empreendedoras Digitais. O objetivo é tornar a cidade de São Paulo uma referência para as mulheres na área de tecnologia da informação e das startups.
A iniciativa tem como meta capacitar 300 mulheres e gerar 30 empresas que serão acompanhadas pelo poder público.
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, diz que o crescimento econômico deve vir em conjunto com a promoção da igualdade. “A tecnologia é o futuro da economia na cidade de São Paulo, não queremos qualquer crescimento, mas um crescimento que seja socialmente justo, dando mais oportunidades aqueles que mais precisam. E é o que estamos fazendo hoje, no Dia Internacional da Mulher, um programa específico para poder empoderá-las e para fomentar as startups que sejam femininas”, disse Covas.
De acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia, apenas um quarto da força de trabalho formal da área de TI é formada por mulheres.
O ministro Marcos Pontes ressalta a necessidade de fomentar uma presença maior das profissionais a partir da educação e treinamento.
“Começa lá atrás, no empreendedorismo, em motivar essas garotas em ciência e tecnologia para que elas sejam como o prefeito falou, o futuro do país e do planeta como um todo. Nós temos aproximadamente 1/4 das empresas com participação de mulheres, então nós precisamos ter mais disso”, declarou Pontes.
As capacitações vão ser realizadas pela empresa Softex e pela Agência São Paulo de Desenvolvimento, a Ade Sampa.
A capital paulista foi escolhida para a iniciativa após ter sido designada um dos 25 melhores lugares do mundo para empreendedoras.
*Com informações do repórter Tiago Muniz
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.