Prefeitura de SP lança edital para concessão de 600 banheiros públicos

  • Por Jovem Pan
  • 20/02/2018 06h18
Ananda Migliano/Estadão ConteúdoA empresa ou consórcio que vencer a disputa vai implantar e cuidar dos sanitários pelos próximos 25 anos

Prefeitura de São Paulo lança nesta terça-feira (20) para consulta pública o edital de concessão para a instalação de 600 banheiros públicos.

A empresa ou consórcio que vencer a disputa vai implantar e cuidar dos sanitários pelos próximos 25 anos. Em troca, ele poderá explorar a publicidade dos espaços como já acontece em relógios e pontos de ônibus da cidade.

O prefeito João Doria afirmou que o município não pretende lucrar com a concessão dos banheiros e promete instalações de primeiro mundo: “objetivo da cidade não é ganhar dinheiro com banheiros públicos, mas oferecer banheiros de primeiro mundo à população da cidade de São Paulo”.

Os banheiros que serão instalados pelo vencedor da concessão devem ter como base um protótipo que já existe na praça Dom José Gaspar, no Centro.

O secretário de serviços e obras, Marcos Penido, disse que eles devem contar, 24 horas por dia, com um funcionário responsável pela manutenção. “A ideia é que o banheiro funcione 24h. pode ser que, durante o edital, se verifique que em alguns lugares há menor necessidade”.

Dos 600 banheiros, 500 ficarão instalados em locais fixos, de grande fluxo de pessoas, como praças e parques. Os outros 100 serão equipamentos móveis, prioritariamente colocados em feiras livres em toda a cidade.

*Informações do repórter Tiago Muniz