Prefeitura de SP passa a ter sistema para evitar fraudes como as conhecidas na “Máfia do ISS”
Prefeitura de São Paulo passa a ter sistema para a apuração de impostos na construção civil com o objetivo de evitar fraudes como as exploradas pela chamada máfia do ISS.
O sistema elaborado pelos auditores fiscais tributários municipais é uma ferramenta que possibilita o acompanhamento diário do ISS recolhido por obra.
A ideia é que tanto a administração quanto o contribuinte saibam de forma transparente e em qualquer fase da obra o valor do ISS que já foi recolhido, evitando “surpresas” no momento da obtenção do certificado de conclusão da obra.
O presidente do Sindicato dos Auditores, Hélio Campos Freire, disse que o sistema também reduz muito o tempo de trabalho dos fiscais da prefeitura por obra: “antes da criação deste sistema, um auditor fiscal, para fazer auditoria, gastava três meses para só organizar as informações e depois começar o trabalho de análise”.
O presidente do Sindicato dos Auditores estimou ainda que esse novo sistema fará com que a arrecadação municipal aumentar R$ 700 milhões por ano com o novo sistema.
A “máfia do ISS” era um esquema de cobrança de propinas na administração municipal em troca da redução da carga tributária de empresas, que foi desbaratada a partir de 2013.
*Informações do repórter Tiago Muniz
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.