Prefeitura de SP promete regularização de patinetes em até 30 dias

  • Por Jovem Pan
  • 01/06/2019 08h09
Agência Estado Prefeitura realizou reunião com empresas, mas impediu participação de Yellow e Grin

O prefeito de São Paulo Bruno Covas se reuniu nesta sexta-feira (31) com oito empresas que pretendem continuar operando patinetes na cidade.

Duas delas já realizaram o cadastro necessário e voltaram a funcionar normalmente na cidade, a Scoo e a FlipOn. Outras seis ainda esperam por mudanças no decreto que regulamenta o uso dos aparelhos na capital paulista. Uma norma definitiva para a operação do serviço ainda vai ser apresentada.

Covas afirmou ser a favor de uma regulamentação que possa compatibilizar o ganho econômico das empresas, a segurança dos usuários e a tranquilidade jurídica

“Com estas solicitações que foram apresentadas hoje, que já vêm sendo discutidas com a Secretaria de Transportes há algum tempo, esperamos que no máximo em mais 30 dias teremos uma regulamentação definitiva para a questão dos patinetes”, disse.

Entre as modificações, as empresas sugeriram a retirada da obrigatoriedade do uso dos capacetes e o pagamento de multas pelas empresas. Nesta sexta-feira, o Tribunal de Justiça de São Paulo já determinou provisoriamente a suspensão da necessidade do capacete pelos usuários de patinetes.

A decisão judicial veio após recurso da empresa Grow, dona da Grin e da Yellow. No entanto, as marcas seguem impedidas de operar na cidade.

A empresa inclusive esteve na Prefeitura de São Paulo nesta sexta para participar da reunião, mas os representantes foram impedidos de entrar no encontro. Segundo Bruno Covas, o fato da empresa judicializar a questão impediu o diálogo.

“Quem decidiu judicializar não foi a prefeitura, foi a empresa, e agora através dos autos na Justiça nós continuaremos a conversar com a empresa”.

Em nota, a Grow manifestou “perplexidade diante da exclusão da reunião com empresas interessadas em operar patinetes na cidade de São Paulo” e se disse aberta “a dialogar com o Poder Público em prol da mobilidade urbana”.

*Com informações da repórter Victoria Abel

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.