Prefeitura passa a conceder selo que reconhece acessibilidade digital
De acordo com o Último Censo Demográfico do IBGE, quase 46 milhões de pessoas declararam ter algum tipo de deficiência. Todos esses brasileiros tem uma dificuldade em comum: navegar na internet.
O Brasil é o quarto país que mais utiliza o serviço no mundo, ainda assim apenas 3% dos sites são acessíveis. Pensando em mudar esse cenário, a Prefeitura de São Paulo lançou o Selo de Acessibilidade Digital.
O projeto vai certificar páginas na web que cumpram as recomendações do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico. O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, destaca a padronização dos sites no país.
“Ninguém podia sair para aí dizendo ‘meu site é acessível’. Não tinha ninguém que certificasse isso. Vamos atender uma demanda da sociedade e do judiciário que também precisa de um selo como esse. No fim das contas, todo cidadão quer um mundo mais acessível”, declarou Torquato.
O requerimento do selo pode ser feito via Portal 156 da prefeitura de São Paulo. Após a solicitação, uma equipe vai analisar se o site segue determinados padrões, como imagens acessíveis, legendas, transcrições e audiodescrição.
Para conquistar a certificação a página deve cumprir pelo menos 95% das exigências. A certificação custa R$ 600,00 reais para empresas privadas; sites de órgãos públicos estão isentos dessa taxa.
*Com informações do repórter Vinicius Custódio
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.