Premiê italiano ameaça renunciar caso partidos do governo continuem a brigar

  • Por Jovem Pan
  • 04/06/2019 07h24 - Atualizado em 04/06/2019 10h41
EFE/ Ettore Ferrari Premiê pediu o fim de desentendimentos entre a Liga e o Movimento 5 Estrelas

O primeiro-ministro italiano está ameaçando renunciar ao cargo caso partidos do governo continuem a brigar. Giuseppe Conte pediu o fim de desentendimentos entre a Liga e o Movimento 5 Estrelas. O líder se dirigiu aos dois parceiros de coalizão para que acabem com às constantes disputas ou busquem novas eleições.

Conte, um acadêmico sem base de apoio na política, convocou uma coletiva de imprensa para fazer o extraordinário ultimato depois de meses de discussões dentro da base formada por populistas de direita e legisladores anti-establishment.

“Não estou aqui apenas para sair à deriva. Se eles não assumirem claramente suas responsabilidades, então eu me demitirei”, declarou o premiê.

Os partidos têm brigado por tudo, desde grandes projetos de infra-estrutura e imigração até o significado histórico dos feriados nacionais. Até a culpa por um acidente de um cruzeiro em Veneza no fim de semana, foi alvo de entreveiro.

A disputa se intensificou desde as eleições parlamentares europeias no mês passado, nas quais a Liga conquistou 34% dos votos, aumentando as especulações de que o cabeça da Legenda, Matteo Salvini, poderia abandonar seus parceiros de coligação. Salvini foi ao Twitter ainda enquanto Conte estava falando, dizendo que queria continuar.

Já o líder do 5 Estrelas, Luigi Di Maio, cuja posição foi enfraquecida pela derrota eleitoral na União Europeia, que viu o 5 Estrelas perder metade de seu apoio em pouco mais de 12 meses, não deu resposta imediata.

Conte disse que subestimou o impacto da constante campanha eleitoral este ano antes do voto do Bloco europeu e que uma semana depois da votação o ambiente permaneceu ruim.

*Com informações do repórter Daniel Lian

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.