Presidente da Catalunha sugere realização de novo referendo sobre independência
O presidente regional da Catalunha, Quim Torra, sugeriu nesta quinta-feira (17) uma nova votação sobre a independência do local. Essa foi uma resposta a condenação de nove líderes separatistas que lutavam em prol de independência em 2017.
Torra disse que propõe encerrar a legislatura, que expira em 2022, “reexercitando o direito a autodeterminação”. Nas palavras dele, o povo catalão conhece as dificuldades impostas pela repressão e pelo medo, mas que é necessário seguir em frente e não ser intimidado por ameaças e proibições.
Ainda em discurso oficial, o presidente regional não condenou a violência durante os protestos. Neles, manifestantes colocaram fogo em carros e lançaram coquetéis molotov na polícia.
Nesta quinta a Catalunha amanheceu com estradas e ferrovias bloqueadas por barricadas e marchas de manifestantes pró-independência, no 4º dia de mobilização contra a decisão da Suprema Corte da Espanha.
As passeatas, que se iniciaram há 3 dias, se encontram nesta sexta-feira (18) para uma grande manifestação na capital Barcelona.
*Com informações da repórter Beatriz Carapeto
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.