Presidentes do BB, Caixa e BNDES tomam posse nesta segunda (07)

  • Por Jovem Pan
  • 07/01/2019 07h16 - Atualizado em 07/01/2019 09h37
Arquivo/Agência BrasilA cerimônia vai ter a presença do presidente Jair Bolsonaro

Os presidentes dos principais bancos públicos federais tomam posse nesta segunda-feira (07) no Palácio do Planalto. A cerimônia vai ter a presença do presidente Jair Bolsonaro.

A partir desta segunda, Rubem Novaes assume a presidência do Banco do Brasil. Economista e doutor pela Universidade de Chicago, ele foi presidente do Sebrae e professor na Fundação Getúlio Vargas.

Já a Caixa Econômica Federal vai ser comandada por Pedro Guimarães, doutor em Economia pela Universidade de Rochester, nos Estados Unidos. Sócio do banco de investimento Brasil Plural, ele é especialista em privatizações.

A intenção da nova equipe econômica é reestruturar os bancos públicos. Ao assumir o ministério, Paulo Guedes criticou gestão dos órgãos em governos anteriores: “não foi para o microcrédito que os bancos públicos se perderam. Eles se perderam em grandes programas onde piratas privados, burocratas corruptos e criaturas do pântano político se associaram contra o povo brasileiro”.

Também toma posse o novo presidente do BNDES, Joaquim Levy, ex-ministro da Fazenda no segundo mandato de Dilma Rousseff. Ele ocupava o cargo de diretor do Banco Mundial, em Washington.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, deixou claro o objetivo no BNDES: devolver o dinheiro repassado pela União e mudar a concessão de créditos.

Segundo o ministro, R$ 300 bilhões já foram devolvidos, mas ainda faltam R$ 200 bilhões.

*Informações do repórter Levy Guimarães