Prestes a completar um ano de mandato, Trump deu mais de 1,9 mil declarações falsas
A poucos dias de completar um ano de mandato, presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse 1950 declarações falsas ou enganosas.
De acordo com um estudo do projeto Fact Checker, o mandatário atingiu uma média de 5,6 mentiras por dia desde 20 de janeiro de 2017.
Pelo menos 60 assuntos foram repetidos por Trump três ou mais vezes.
O presidente norte-americano costuma aumentar as chamadas “inverdades” sobre o Obamacare, o sistema tributário dos Estados Unidos e o envolvimento da Rússia nas eleições.
Em uma entrevista de 30 minutos ao jornal The New York Times, Trump fez 24 declarações falsas ou enganosas.
Na ocasião, o presidente Donald Trump disse que houve “tremenda conspiração dos russos e dos democratas” e voltou a afirmar que a própria campanha não recebeu nenhuma ajuda russa.
O colunista que checa fatos do The Washington Post, Glenn Kessler, descreveu a afirmação do presidente como “incrivelmente falsa”.
De acordo com Kessler, há poucas evidências de contato entre os democratas e os Russos.
Enquanto o FBI, a CIA e a Agência Nacional de Segurança concluíram que o presidente Vladimir Putin desejava ajudar o presidente Trump a vencer as eleições.
A imprensa especializada ainda acredita que o número de declarações falsas pode atingir as duas mil até o dia 20 de janeiro, data que Trump completa um ano na Casa Branca.
*Informações da repórter Nanny Cox
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.