Primeira prova do Enem mobiliza mais de 5,5 milhões de estudantes neste domingo (04)
Mais de 5,5 milhões de estudantes participam neste domingo (04) do primeiro dia de provas do Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado em 1.725 municípios pelo país, sendo que 70 deles são considerados de difícil acesso.
Segundo o Ministério da Educação, quase 600 mil pessoas estão envolvidas nos preparativos para o teste e mais de 11 milhões de cadernos foram impressos.
O ministro da Educação, Rossieli Soares, disse que uma das maiores preocupações é com o horário de verão, que começa neste final de semana: pedindo a Anatel que junto a operadoras, as quatro grandes que também tenham atenção especial para a mudança”.
O ministro da Educação se referiu ao fato de que, nos últimos finais de semana, muitos celulares passaram por atualizações automáticas e adotaram o horário de verão de forma equivocada.
Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo Enem, até esta quarta-feira (31), 81% dos alunos já tinham checado os cartões de confirmação. O documento fica disponível na Internet e traz o local de prova de cada estudante, com o nome da rua, o número do prédio e da sala de aula.
A presidente do Inep, Maria Inês Fini, disse que o instituto trabalhou para evitar festas e eventos de grande porte em lugares próximos aos colégios: “quando soubemos de alguns calendários de veeots barulhentos ao lado de local de provas pedimos aos promotores de eventos, Secretarias e governadores para que o evento fosse adiado ou transferido de lugar”.
Segundo a presidente do Inep, Maria Inês Fini, também houve um pedido para que as prefeituras e governos estaduais mantenham a oferta de ônibus e trens, para facilitar o deslocamento dos candidatos.
Pelo segundo ano seguido, o Enem será aplicado em dois domingos e não mais em um único final de semana, como acontecia até 2016. Os portões serão abertos às 12h e o exame começa às 13h30, sempre pelo horário de Brasília.
Neste domingo, serão 45 questões de linguagens e 45 de ciências humanas, além da redação e, na semana seguinte, será a vez das provas de matemática e ciências de natureza.
*Informações do repórter Vitor Brown
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.