Principais capitais do país inauguram decorações natalinas

  • Por Jovem Pan
  • 03/12/2018 07h54
Dario Oliveira/Estadão ConteúdoEm São Paulo, a tradicional árvore montada no parque Ibirapuera foi inaugurada na noite de sábado (1º)

As duas principais árvores de Natal do Brasil foram inauguradas neste fim de semana.

Em São Paulo, a tradicional árvore montada no parque Ibirapuera foi inaugurada na noite de sábado (1º). Neste ano ela está com 43 metros de altura, três a mais do que em 2017.

São 250 enfeites, lâmpadas em formato de flocos de neve e bolas com símbolos natalinos.

A fonte do parque também integra a programação natalina, com shows de luzes três vezes ao dia.

Já no Rio de Janeiro foi inaugurada a árvore de natal da lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul da cidade. Quando as luzes foram acessas neste sábado houve uma queima de fogos que durou sete minutos e foi assistida por cerca de 200 mil pessoas.

Com 70 metros de altura esta é a maior árvore flutuante do país. A estrutura não era montada desde 2016. Em 2015, um temporal destruiu a árvore poucos dias antes da inauguração.

Neste ano foram usadas 900 mil lâmpadas de LED e oito tipo de projeções diferentes serão executados.

Tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro as árvores foram montadas por empresas e não tiveram custos para as administrações municipais. Outras cidades também têm enfeites tradicionais nesta época de fim de ano.

Em Belo Horizonte, a Praça da Liberdade, um dos cartões-postais da capital mineira, deve ter a iluminação de natal inaugurada na próxima semana.

Neste ano a decoração será sobre o tema “músicas de Minas”, celebrando o reconhecimento da viola como patrimônio cultural de Minas Gerais.

Em Brasília, oito pontos turísticos ganharão iluminação especial a partir do dia 14 de dezembro. Além disso haverá interações de vídeos 2D e 3D em três prédios da capital federal.

De acordo com o governo do Distrito Federal, o custo total dos enfeites será de R$ 2,2 milhões.

*Informações do repórter Afonso Marangoni