Pró-Sangue convida foliões a doarem sangue antes e durante o Carnaval

  • Por Jovem Pan
  • 02/03/2019 08h35
Tomaz Silva/Agência BrasilA fundação contribui com o abastecimento de mais de cem instituições da rede pública da Região Metropolitana de São Paulo

Infelizmente, em períodos de festividades como o carnaval, o índice de acidentes cresce nas estradas do país. Devido a isso, a demanda por sangue nos hospitais também aumenta.

Para reduzir a defasagem, a Pró-Sangue alerta para a importância da doação antes do Carnaval. A fundação contribui com o abastecimento de mais de cem instituições da rede pública da Região Metropolitana de São Paulo.

A médica Sandra Montebello, responsável pela coleta do posto Clínicas da Pró-Sangue, apontou o que falta nos estoques: “todos os RHs negativo e o O+. nossos estoques estão sempre baixos, por vários motivos as pessoas vêm doar sangue com menos frequência”.

Sandra Montebello destacou ainda que, quem quiser, pode oferecer apenas plaquetas.

Para doar sangue, é preciso estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e levar documento de identidade original com foto recente. A Pró-Sangue recomenda que se evite comer alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

No caso de bebidas alcoólicas, é importante não consumir nas 12 horas anteriores. Gripe, resfriado e a recente aplicação da vacina da febre amarela são impeditivos temporários. Gravidez e aplicação recente de tatuagem ou piercing também são impeditivos.

*Informações do repórter Matheus Meirelles