Problemas na educação travam avanço da indústria 4.0 no Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 18/11/2019 07h30
DivulgaçãoAvanços tecnológicos podem dificultar geração de empregos no país

Com dificuldades básicas na educação, o Brasil pode ser atropelado pela quarta revolução industrial, a chamada indústria 4.0. O avanço da tecnologia e da inteligência artificial encontram um ambiente no país, atualmente, de desindustrialização e falta de mão de obra tecnológica qualificada.

Pós-doutorada na alemanha, a professora Cristina Fróes de Borja Reis, ressalta a preocupação mundial de gerar e manter empregos com a transformação tecnológica.

“Eu participei, por exemplo, do Global Solutions, que é um fórum de estratégia política do G20. Nesse ano e no ano passado, os principais líderes mundiais vem com muita preocupação essas transformações e o impacto que a indústria 4.0 vai gerar, por exemplo, dos empregos. Não apenas dos setores industriais, mas de todos os setores. Então claramente haverá muitas pessoas, muitas colocações que deixarão de existir, e outras serão criadas. Mas o efeito líquido disso ainda é incerto, porém a gente não pode tratá-lo como uma coisa que vai se ajustar, porque a gente está falando de pais de família, mães de família que dependem desse salário, do seu emprego, e que não podem ficar na rua ou perder sua colocação. Então não são só problemas econômicos, mas também sociais pra uma nação”, disse.

*Com informações do repórter Marcelo Mattos