Programa para declaração do IR está disponível para download a partir desta segunda (26)

  • Por Jovem Pan
  • 26/02/2018 06h34
Fernanda Carvalho/Fotos PúblicasTanto o arquivo do programa de computador como o aplicativo por onde o contribuinte declara a renda passaram por atualizações da versão que foi usada em 2017

O programa para declarar o Imposto de Renda em 2018 está disponível para download a partir desta segunda-feira (26).

Tanto o arquivo do programa de computador como o aplicativo por onde o contribuinte declara a renda passaram por atualizações da versão que foi usada em 2017, portanto é necessária uma atualização do sistema que está disponível no site da Receita Federal.

O fisco também quer ter mais informações sobre os bens dos contribuintes, como imóveis e carros, além de dados das aplicações financeiras.

A Receita quer saber, por exemplo, no caso de imóveis, o número do registro da residência e a data de aquisição do patrimônio.

Em relação aos automóveis, o contribuinte tem que registrar agora o Renavam do carro na declaração do IR. A Receita também quer saber o CNPJ das instituições de quem tem aplicações no mercado financeiro.

O contador especialista erm IR, Felipe Gomes dos Santos, aconselhou que o quanto antes a declaração for feita, mais vantagens para o contribuinte existem.

Outra novidade na declaração do IR2018, ano base 2017, é a redução de 12 para 8 anos a idade mínima para informar o CPF dos dependentes.

Está obrigado a declarar os rendimentos à Receita quem recebeu em 2017 mais de R$ 28.559,70.

Hoje já é possível fazer o download no programa, mas o prazo para declaração vai de 1º de março até o dia 30 de abril.

Para 2018, a Receita espera crescimento de 1% no número de declarantes e quem não informar os rendimentos a Receita, está sujeito a multas.

*Informações da repórter Neila Carvalho